HONDA NR 750 |
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
MOTOR
TIPO: 4 tempos, 4 cil.
REFRIGERAÇÃO: liquida.
DISTRIBUIÇÃO: dupla árvore de cames á cabeça. Oito válvulas por cilindro.
DIAMETRO X CURSO: 75,3 x 42 mm.
CILINDRADA: 747 cc.
COMPRESSÃO: 11,5:1
POTÊNCIA MÁXIMA: 125 CV ás 14.000 rpm
BINÁRIO MÁXIMO: 7 mkg ás 11.500 rpm
ALIMENTAÇÃO: injecção electrónica
TRANSMISSÃO
EMBRAIAGEM: multi disco em óleo
CAIXA: 6 velocidades
TRANSMISSÃO SECUNDARIA: corrente
QUADRO
TIPO: dupla viga em alumínio
ÂNGULO DE DIRECÇÃO: não declarado
SUSPENSÃO
DIANTEIRA: forquilha invertida de 120 mm de curso
TRASEIRA: mono-amortecedor de 120 mm de curso
TRAVÕES
DIANTEIRO: 2 discos de 310 mm
TRASEIRO: 1 disco
RODAS
DIANTEIRA: 130/70-16
TRASEIRA: 180/55-17
DIMENSÕES
COMPRIMENTO: 2.140 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS: 1.434 mm
ALTURA DO ASSENTO: 787 mm
DEPOSITO DE COMBUSTÍVEL: 17,3 litros
PESO
A SECO: 222,5 kg
A CHEIO: não declarado
PRESTAÇÕES
ACELERAÇÃO 0/100 KM/K: não declarada
400 METROS SAÍDA PARADA: não declarada
VELOCIDADE MÁXIMA: não declarada
HONDA NR 750 COMPETIÇÃO |
Na altura foi uma revolução, agora quase uma década depois continua a ser a moto mais exclusiva do mundo. Os pistões ovais de dez centímetros de comprimento e cinco de largura com biela dupla e oito válvulas minúsculas são a alma deste motor V4 que na prática esse pistão oval converte num motor V8. A dificuldade para conceber um motor com essas características reside na falta de experiência contudo os benefícios que se obtém são muito superiores. De referir a titulo de exemplo que pode girar acima das 14.000 rpm com um rendimento de 125 cavalos de potência. O sistema de injecção e ignição foi desenvolvido a partir da tecnologia adquirida com os motores de formula 1 enquanto para mover as trinta e duas válvulas se usa um trem de engrenagens com dentes partidos evitando os ruídos de transmissão. O quadro de dupla viga de alumínio polido possui um soberbo mono braço oscilante assimétrico enquanto que a forquilha invertida se encontra tratada com titânio para reduzir a fricção e alem disso conta com regulação de pré-carga de mola e duplo hidráulico em compressão ( baixa e alta velocidade ). A travagem está garantida por dois enormes discos de 310 mm de diâmetro assistidos por duas pinças de quatro pistões. Outro pormenor que denota avanço é a utilização da fibra de carbono para a realização da carnagem o que se complementa com um pára-brisas revestido a titânio. Definitivamente a NR é um museu da tecnologia aplicada á moto.
HONDA THE POWER OF DREAMS |
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