sábado, 6 de janeiro de 2018

SUZUKI GSX-R 1300 HAYABUSA

SUZUKI
SUZUKI GSX-R 1300 HAYABUSA
A luta pela velocidade máxima parecia ter parado no mundo das motos em meados dos anos 90, mas o aparecimento da HONDA CBR 1100 XX revolucionou de novo o mercado. A KAWASAKI ZZ-R 1100 perdeu o seu reinado, e os restantes fabricantes decidiram enfrentar a nova rainha. A SUZUKI foi a primeira a aventurar-se, dois anos depois da blackbird desfazer as marcas realizadas pela sempre temida ZZ-R 1100, e para derrotá-la jogou com as mesmas armas, mas aumentando ainda mais a potencia e a capacidade aerodinâmica, convertendo-a num autentico foguete de duas rodas capaz de circular acima dos 300 km/h. Uma velocidade que supõe a rotura de uma barreira mitológica. 

                                                 FICHA TÉCNICA 
MOTOR
TIPO: 4 tempos 4 cil. Refrigeração liquida.
DISTRIBUIÇÃO: dupla árvore de cames á cabeça quatro válvulas por cilindro.
DIÂMETRO X CURSO: 91 x 63 mm.
CILINDRADA: 1.298 cc.
COMPRESSÃO: 11:1.
POTENCIA MÁXIMA: 176 CV ás 9.200 rpm.
BINÁRIO MÁXIMO: 14,8 mkg ás 7.750 rpm.
ALIMENTAÇÃO: injecção electrónica.
TRANSMISSÃO
EMBRAIAGEM: multi disco em óleo.
CAIXA: 6 velocidades.
TRANSMISSÃO SECUNDARIA: por corrente.
QUADRO
TIPO: multi tubular em aço. 
ÂNGULO DE DIRECÇÃO: 24º
AVANÇO: 97 mm
SUSPENSÃO
DIANTEIRA: forquilha invertida de 120 mm de curso.  
TRASEIRA: mono-amortecedor de 140 mm de curso.
TRAVÕES
DIANTEIRO: 2 discos de 320 mm.
TRASEIRO: 1 disco de 240 mm.
RODAS
DIANTEIRA: 120/70-17"
TRASEIRA: 190/50-17"
DIMENSÕES
COMPRIMENTO: 2.140 mm
DISTANCIA ENTRE EIXOS: 1.485 mm
ALTURA DO ASSENTO: 805 mm
DEPOSITO DE COMBUSTÍVEL: 22 litros
PESO
A SECO: 233 kg
A CHEIO: 250 kg
PRESTAÇÕES
ACELERAÇÃO 0/100 KM/H: 2,6 segundos
400 METROS SAÍDA PARADA: 9,9 segundos  
VELOCIDADE MÁXIMA:  302 km/h

SUZUKI MANÓMETROS
SUZUKI GSX-R 1300 HAYABUSA MOSTRADORES 
O quadro é um dos mais completos e com uma óptima visão. Os mostradores centrais pertencem velocímetro e ao conta-rotações, enquanto os dois laterais indicam a temperatura da agua e o nível da gasolina.

Com um motor que oferece 175 CV, fazia falta um quadro bastante resistente para esta moto. Por este motivo, construí-se um quadro idêntico ao da GSX-R 750, que foi alvo dos maiores elogios. A estrutura é mista, com colunas e zonas de ancoragem do motor e o braço oscilante fundidas e as vigas realizadas em alumínio. O sub quadro está ligado á estrutura principal, que oferece uma geometria bastante fechada, com um ângulo de direcção fechado. O braço oscilante dispõe de reforços superiores, e da mesma estrutura mista com que se fabricou o quadro.

Na parte traseira arredondaram-se as formas para melhorar o coeficiente aerodinâmico.


SUZUKI TRASEIRA
SUZUKI GSX-R 1300 HAYABUSA TRASEIRA
Uma das principais diferenças desta GSX 1300 R em relação aos modelos da sua categoria é o equipamento. Tal como acontecia nas anteriores GSX-R 110, procurou-se uma orientação desportiva tentando reduzir o peso até valores inferiores aos da concorrência e inclui alguns componentes semelhantes aos das desportivas mais radicais de menor cilindrada. Por este motivo, elementos como as suspensões ou os travões são de alto nível. A forquilha invertida com bainhas de 43 mm dispõe de regulação em três vias, os travões dianteiros de 320 mm dispõem de pinças de seis pistões e os eixos da roda são ocos. No trem traseiro o amortecedor, de tipo «piggyback» também é completamente regulável e aumentou-se o curso da roda traseira para 140 mm. As rodas são as habituais nas altas cilindradas com jantes de 3,50 e 6,00 e os pneus com uma largura de 120 e 190 mm.
SUZUKI FRENTE
SUZUKI GSX-R 1300 HAYABUSA FRENTE

A parte dianteira é o resultado de muitas horas de trabalho no túnel de vento. Para ter uma menor superfície frontal montou-se um farol com as ópticas sobrepostas e os piscas integrados na carroçaria.


O novo cárter mantém a corrente de distribuição no lado direito, mas a cambota e os eixos da caixa estão alinhados. Para reduzir as vibrações de um motor com pistões bastante grandes e enormes inercias incorporou-se um eixo de balanço na parte da frente.

Uma das partes de maior destaque desta Hayabusa é o propulsor, que tem a configuração clássica da marca, e uma estrutura bastante parecida á dos novos motores das GSX-R de menor cilindrada. Os valores internos aumentam para 81 x 63 mm, com o qual a capacidade chega a 1.298 cc. A culassa é tão compacta como numa desportiva actual, com duas válvulas de admissão e duas de escape em cada cilindro. Os pistões deslizam sobre camisas de alumínio com um regime máximo de 11.000 rpm.
SUZUKI QUADRO
SUZUKI GSX-R 1300 HAYABUSA QUADRO

O quadro é um duplo viga de alumínio e encontra-se muito reforçado para aguentar os 175 cavalos que rende o motor. O braço oscilante também foi construído em liga leve.


Juntamente com o importante aumento da cilindrada, a responsabilidade de gerar os 175 CV ás 9.800 rpm da Hayabusa recaem nos sistemas de admissão e gestão electrónica do motor. Instalou-se um sistema de injecção electrónica com corpos de borboleta de 46 mm, que é alimentado por um sistema srad que recebe o ar a partir das duas tomadas frontais e dispõe de uma enorme caixa de filtro. O sistema de gestão do motor dispõe de múltiplos sensores para controlar o diagrama de ignição e os tempos de injecção, com programações independentes para baixo e alto regimes. O sistema de escape é do tipo 4 em 2, e instalou-se uns injectores de ar atrás das válvulas de escape para reduzir as emissões de CO2 e hidrocarbonetos por queimar.
SUZUKI RODA DIANTEIRA
SUZUKI GSX-R 1300 HAYABUSA RODA DIANTEIRA

A forquilha invertida confere 120 mm de curso á roda dianteira e uma grande precisão ao trem dianteiro.

     
       
SUZUKI

    





         
               




Sem comentários:

Enviar um comentário