SUZUKI GSX-R 1300 HAYABUSA |
FICHA TÉCNICA
MOTORTIPO: 4 tempos 4 cil. Refrigeração liquida.
DISTRIBUIÇÃO: dupla árvore de cames á cabeça quatro válvulas por cilindro.
DIÂMETRO X CURSO: 91 x 63 mm.
CILINDRADA: 1.298 cc.
COMPRESSÃO: 11:1.
POTENCIA MÁXIMA: 176 CV ás 9.200 rpm.
BINÁRIO MÁXIMO: 14,8 mkg ás 7.750 rpm.
ALIMENTAÇÃO: injecção electrónica.
TRANSMISSÃOEMBRAIAGEM: multi disco em óleo.
CAIXA: 6 velocidades.
TRANSMISSÃO SECUNDARIA: por corrente.
QUADROTIPO: multi tubular em aço.
ÂNGULO DE DIRECÇÃO: 24º
AVANÇO: 97 mm
SUSPENSÃODIANTEIRA: forquilha invertida de 120 mm de curso.
TRASEIRA: mono-amortecedor de 140 mm de curso.
TRAVÕESDIANTEIRO: 2 discos de 320 mm.
TRASEIRO: 1 disco de 240 mm.
RODASDIANTEIRA: 120/70-17"
TRASEIRA: 190/50-17"
DIMENSÕESCOMPRIMENTO: 2.140 mm
DISTANCIA ENTRE EIXOS: 1.485 mm
ALTURA DO ASSENTO: 805 mm
DEPOSITO DE COMBUSTÍVEL: 22 litros
PESOA SECO: 233 kg
A CHEIO: 250 kg
PRESTAÇÕESACELERAÇÃO 0/100 KM/H: 2,6 segundos
400 METROS SAÍDA PARADA: 9,9 segundos
VELOCIDADE MÁXIMA: 302 km/h
SUZUKI GSX-R 1300 HAYABUSA MOSTRADORES |
Com um motor que oferece 175 CV, fazia falta um quadro bastante resistente para esta moto. Por este motivo, construí-se um quadro idêntico ao da GSX-R 750, que foi alvo dos maiores elogios. A estrutura é mista, com colunas e zonas de ancoragem do motor e o braço oscilante fundidas e as vigas realizadas em alumínio. O sub quadro está ligado á estrutura principal, que oferece uma geometria bastante fechada, com um ângulo de direcção fechado. O braço oscilante dispõe de reforços superiores, e da mesma estrutura mista com que se fabricou o quadro.
Na parte traseira arredondaram-se as formas para melhorar o coeficiente aerodinâmico.
SUZUKI GSX-R 1300 HAYABUSA TRASEIRA |
SUZUKI GSX-R 1300 HAYABUSA FRENTE |
A parte dianteira é o resultado de muitas horas de trabalho no túnel de vento. Para ter uma menor superfície frontal montou-se um farol com as ópticas sobrepostas e os piscas integrados na carroçaria.
O novo cárter mantém a corrente de distribuição no lado direito, mas a cambota e os eixos da caixa estão alinhados. Para reduzir as vibrações de um motor com pistões bastante grandes e enormes inercias incorporou-se um eixo de balanço na parte da frente.
Uma das partes de maior destaque desta Hayabusa é o propulsor, que tem a configuração clássica da marca, e uma estrutura bastante parecida á dos novos motores das GSX-R de menor cilindrada. Os valores internos aumentam para 81 x 63 mm, com o qual a capacidade chega a 1.298 cc. A culassa é tão compacta como numa desportiva actual, com duas válvulas de admissão e duas de escape em cada cilindro. Os pistões deslizam sobre camisas de alumínio com um regime máximo de 11.000 rpm.
SUZUKI GSX-R 1300 HAYABUSA QUADRO |
O quadro é um duplo viga de alumínio e encontra-se muito reforçado para aguentar os 175 cavalos que rende o motor. O braço oscilante também foi construído em liga leve.
Juntamente com o importante aumento da cilindrada, a responsabilidade de gerar os 175 CV ás 9.800 rpm da Hayabusa recaem nos sistemas de admissão e gestão electrónica do motor. Instalou-se um sistema de injecção electrónica com corpos de borboleta de 46 mm, que é alimentado por um sistema srad que recebe o ar a partir das duas tomadas frontais e dispõe de uma enorme caixa de filtro. O sistema de gestão do motor dispõe de múltiplos sensores para controlar o diagrama de ignição e os tempos de injecção, com programações independentes para baixo e alto regimes. O sistema de escape é do tipo 4 em 2, e instalou-se uns injectores de ar atrás das válvulas de escape para reduzir as emissões de CO2 e hidrocarbonetos por queimar.
SUZUKI GSX-R 1300 HAYABUSA RODA DIANTEIRA |
A forquilha invertida confere 120 mm de curso á roda dianteira e uma grande precisão ao trem dianteiro.
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