TIPO DE SCOOTERS
O exito de vendas deste tipo de motos captou a atenção das marcas para um mercado que supõe uma importante facturação. Para além das classes de cilindrada e as respectivas licenças de condução, podem distinguir-se tendências de desenho para todos os gostos como os que vamos descrever
DESPORTIVOS
O aspecto imita as motos desportivas e salientam-se os modelos mais sport da marca para aproveitar o efeito publicitário. Suspensões e travões de qualidade e motores muito radicais. Existem modelos deste tipo em todas as cilindradas.
CITADINOSO seu principal objectivo é a utilização na cidade, e diferenciam-se em modelos económicos e os outros dotados de um LOOK especial. Nos últimos anos encontram-se modelos de carácter vincadamente custom, assim como outros, mais elegantes e discretos.
TODO-O-TERRENODotados de rodas de grande raio e com piso mais ou menos OFF ROAD são versões derivadas dos modelos desportivos e que se comportam muito bem em pistas de terra e no fora-de-estrada. Contam-se pelos dedos da mão os modelos deste tipo que estão matriculados.
RODA ALTAEquipadas com rodas de 14 polegadas de diâmetro mínimo que conferem um tacto de condução semelhante ao de uma moto convencional. Os escassos modelos deste tipo matriculados, tem uma grande aceitação e converteram-no nalguns países, num dos modelos mais vendidos.
GRANDE TURISMOCobertas por carroçarias muito envolventes, as scooters de grande turismo permitem fazer percursos de média distância, com grande comodidade e só são propulsionadas por motores de grande cilindrada. Existem, no entanto, ciclomotores com estas linhas que atingiram níveis de vendas excelentes.
CARTA A-2Enquadram-se os modelos que exigem idade mínima de 18 anos e com uma potência máxima inferior ou igual a 25 KW (34 cavalos) , para poderem ser conduzidos legalmente. Existem versões de scooters A-1 com um ligeiro aumento de cilindrada que permite ter um motor menos restrito para as mesmas prestações. Também se incluem as «mega scooters» que tem cilindradas desde quarto de litro até 400cc, mas limitadas á potência referida.
CARTA A-1A carta A-1 engloba modelos com menos de 125cc, com uma potência inferior a 11 KW (15 cavalos) e pode obter-se desde os dezasseis anos. Estas premissas motivaram o interesse das marcas e a invasão deste tipo de modelos nos catálogos das marcas para este tipo de carta.
LICENÇA ESPECIAL DE CONDUÇÃOSão as estrelas dos catálogos das marcas devido ao grande numero de unidades vendidas. A sua principal característica é uma cilindrada inferior a 50cc e podem ser conduzidas com uma licença especial para ciclomotores concedida a partir catorze anos de idade, após frequência de um curso na prevenção rodoviária portuguesa. Os modelos actuais estão homologados para circular com dois ocupantes, sempre que o condutor tenha mais de dezasseis anos. As opções disponíveis são tantas como o tipo de scooters aqui descritos.
CHAVES
- A scooter é, provavelmente, a melhor solução existente hoje em dia para o transporte urbano.
- A especialização também se reflecte nos catálogos de scooters, devido ao exito deste conceito e permite afirmar, que existe um tipo de scooter apropriado para cada necessidade.
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