quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

OS SEGREDOS DAS SCOOTERS

KTM
Existe um tipo de veículos de duas rodas particularmente adaptado ao uso citadino. Nascidos do exito que acompanhou a vespa desde há mais de meio século, as scooters são as actuais rainhas das listas de vendas. A primeira característica que define um modelo como a scooter é o escudo protector para as pernas . A grande maioria é equipada com rodas de pequeno diâmetro, de 10 a 13 polegadas. No entanto existem modelos com rodas de 14 e 16 polegadas, que também são considerados como scooters por incorporarem escudo. A carroçaria, muito elaborada e envolvente, oculta o motor e inclui um espaço para transportar objectos. Em relação ao motor, temos elementos comuns em todos os modelos, como, a embraiagem centrifuga de funcionamento automático e a caixa também automática, mediante um variador continuo de velocidade. Actualmente, incorporam instrumentação igual ás motos convencionais como intermitentes, arranque eléctrico, bombas de óleo e gasolina, relógio digital, etc. Quando aos restantes elementos, recorre-se aos mais avançados sistemas como equipamento de travagem de disco, sistemas anti-bloqueio, suspensões progressivas, quadros de vários tipos, incluindo os de alumínio, motores de dois a quatro tempos refrigerados por ar e liquido, jantes de liga leve equipadas com pneus largos e de baixo perfil.
                                          TIPO DE SCOOTERS

O exito de vendas deste tipo de motos captou a atenção das marcas para um mercado que supõe uma importante facturação. Para além das classes de cilindrada e as respectivas licenças de condução, podem distinguir-se tendências de desenho para todos os gostos como os que vamos descrever 

        
DESPORTIVOS
O aspecto imita as motos desportivas e salientam-se os modelos mais sport da marca para aproveitar o efeito publicitário. Suspensões e travões de qualidade e motores muito radicais. Existem modelos deste tipo em todas as cilindradas. 
CITADINOS
O seu principal objectivo é a utilização na cidade, e diferenciam-se em modelos económicos e os outros dotados de um LOOK especial. Nos últimos anos encontram-se modelos de carácter vincadamente custom, assim como outros, mais elegantes e discretos. 
TODO-O-TERRENO
Dotados de rodas de grande raio e com piso mais ou menos OFF ROAD são versões derivadas dos modelos desportivos e que se comportam muito bem em pistas de terra e no fora-de-estrada. Contam-se pelos dedos da mão os modelos deste tipo que estão matriculados. 
RODA ALTA
Equipadas com rodas de 14 polegadas de diâmetro mínimo que conferem um tacto de condução semelhante ao de uma moto convencional. Os escassos modelos deste tipo matriculados, tem uma grande aceitação e converteram-no nalguns países, num dos modelos mais vendidos. 
GRANDE TURISMO
Cobertas por carroçarias muito envolventes, as scooters de grande turismo permitem fazer percursos de média distância, com grande comodidade e só são propulsionadas por motores de grande cilindrada. Existem, no entanto, ciclomotores com estas linhas que atingiram níveis de vendas excelentes. 
CARTA A-2
Enquadram-se os modelos que exigem idade mínima de 18 anos e com uma potência máxima inferior ou igual a 25 KW (34 cavalos) , para poderem ser conduzidos legalmente. Existem versões de scooters A-1 com um ligeiro aumento de cilindrada que permite ter um motor menos restrito para as mesmas prestações. Também se incluem as «mega scooters» que tem cilindradas desde quarto de litro até 400cc, mas limitadas á potência referida.
CARTA A-1
 A carta A-1 engloba modelos com menos de 125cc, com uma potência inferior a 11 KW (15 cavalos) e pode obter-se desde os dezasseis anos. Estas premissas motivaram o interesse das marcas e a invasão deste tipo de modelos nos catálogos das marcas para este tipo de carta. 
LICENÇA ESPECIAL DE CONDUÇÃO
São as estrelas dos catálogos das marcas devido ao grande numero de unidades vendidas. A sua principal característica é uma cilindrada inferior a 50cc e podem ser conduzidas com uma licença especial para ciclomotores concedida a partir catorze anos de idade, após frequência de um curso na prevenção rodoviária portuguesa. Os modelos actuais estão homologados para circular com dois ocupantes, sempre que o condutor tenha mais de dezasseis anos. As opções disponíveis são tantas como o tipo de scooters aqui descritos. 
CHAVES

  • A scooter é, provavelmente, a melhor solução existente hoje em dia para o transporte urbano.
  • A especialização também se reflecte nos catálogos de scooters, devido ao exito deste conceito e permite afirmar, que existe um tipo de scooter apropriado para cada necessidade.  






           





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